O Terreiro de Umbanda

Hoje começaremos a série: “Conversa de Terreiro”,  publicaremos neste espaço alguns ensinamentos da Umbanda com um toque diferenciado do nosso Dirigente, Ivo de Carvalho. Alguns amigos já me cobraram um livro sobre a Umbanda e eu sempre respondi que é impossível escrever um livro sobre essa religião genuinamente brasileira e sabem por quê? Porque se eu escrever um livro será sobre a Umbanda que é praticada na nossa casa, na T.E. Pai Mané de Arunda que difere das outras casas que difere das outras e assim por diante.  Todos as casas de Umbanda tem um principio comum, mas as práticas, os rituais são feitos de maneira diferente e sempre tem a energia,  o toque do seu dirigente. Cada casa de Umbanda é unica. Portanto, o que aqui será exposto, diz respeito a nossa casa.

T.E. Pai Mané de Aruanda

O TERREIRO DE UMBANDA

O terreiro de Umbanda está dividido em duas partes distintas: a administrativa e a espiritual. A primeira é a parte que cuida da organização do terreiro, é constituída pelo conjunto dos cargos administrativos como: presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, tesoureiro, procurador, etc.  Esta parte não é a mais importante, pois é subordinada à parte espiritual. Todos os membros da administração giram em torno da Entidade-chefe do terreiro (o Guia-chefe, o Mentor Espiritual), pois este é quem tem o cargo de mando no terreiro e nada poderá ser feito, nenhuma deliberação poderá ser tomada sem a sua autorização.

No caso do nosso terreiro o Guia-chefe é o preto-velho, Pai Mané de Aruanda e sempre, em qualquer situação nos o consultamos, até mesmo para construir algo novo.

Sempre ouvimos os seus conselhos


Anúncios

Um comentário em “O Terreiro de Umbanda

  1. Meu nome e Matheus estudo no colegio Estadual Prof Maximo Atilio Asinelli e tenho um trabalho a fazer sobre trocas culturais culturas hibridas então estudando religiões diversas me chamou a atenção a umbanda e gostaria de saber se vcs não nos concederiam o prazer de uma entrevista sobre a religião etc. Atenciosamente Matheus
    Se possivel responder o email. Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s