Hoje começaremos a série: “Conversa de Terreiro”, publicaremos neste espaço alguns ensinamentos da Umbanda com um toque diferenciado do nosso Dirigente, Ivo de Carvalho. Alguns amigos já me cobraram um livro sobre a Umbanda e eu sempre respondi que é impossível escrever um livro sobre essa religião genuinamente brasileira e sabem por quê? Porque se eu escrever um livro será sobre a Umbanda que é praticada na nossa casa, na T.E. Pai Mané de Arunda que difere das outras casas que difere das outras e assim por diante. Todos as casas de Umbanda tem um principio comum, mas as práticas, os rituais são feitos de maneira diferente e sempre tem a energia, o toque do seu dirigente. Cada casa de Umbanda é unica. Portanto, o que aqui será exposto, diz respeito a nossa casa.
T.E. Pai Mané de Aruanda
O TERREIRO DE UMBANDA
O terreiro de Umbanda está dividido em duas partes distintas: a administrativa e a espiritual. A primeira é a parte que cuida da organização do terreiro, é constituída pelo conjunto dos cargos administrativos como: presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, tesoureiro, procurador, etc. Esta parte não é a mais importante, pois é subordinada à parte espiritual. Todos os membros da administração giram em torno da Entidade-chefe do terreiro (o Guia-chefe, o Mentor Espiritual), pois este é quem tem o cargo de mando no terreiro e nada poderá ser feito, nenhuma deliberação poderá ser tomada sem a sua autorização.
No caso do nosso terreiro o Guia-chefe é o preto-velho, Pai Mané de Aruanda e sempre, em qualquer situação nos o consultamos, até mesmo para construir algo novo.
Meu nome e Matheus estudo no colegio Estadual Prof Maximo Atilio Asinelli e tenho um trabalho a fazer sobre trocas culturais culturas hibridas então estudando religiões diversas me chamou a atenção a umbanda e gostaria de saber se vcs não nos concederiam o prazer de uma entrevista sobre a religião etc. Atenciosamente Matheus
Se possivel responder o email. Obrigada