Por Mônica Caraccio
Todos nós umbandistas “batemos a cabeça” em frente ao altar logo que chegamos ao terreiro, não é mesmo? Pois bem, será que já paramos para pensar na grandeza e no Sagrado desse ato?
Nós, umbandistas, herdamos dos povos africanos a representação do solo como a morada dos antepassados. Para eles, os orixás são antepassados divinizados, ou seja, pessoas e anciões que imergiram na terra e se tornaram Orixás, portanto, para cultura africana o Sagrado está na terra e não no céu como prega a cultura européia.
Além disso, sabemos que em determinado momento da vida escravocrata, os negros enterraram os otás e os elementos simbólicos de seus orixás para que não fossem descobertos pelos senhores das fazendas, os quais tentavam de todas as maneiras destruir e descaracterizar a cultura, a crença e as relações humanas desse povo.
Com esse saber, fica fácil compreender que quando “batemos cabeça” estamos entrando em contato com esses ancestrais e antepassados, consequentemente, com todo o conhecimento e a sabedoria que esse passado guarda.
Não podemos deixar de lado também, o poder transformador do elemento terra, portanto, ao bater cabeça com os pensamentos firmados na ação e nas forças divinas, naturalmente conseguimos descarregar todos os pensamentos negativos e atuações negativas, que por ventura esteja envolvendo nosso mental.
Melhor ainda acontece quando temos a oportunidade de deitar no chão ao bater cabeça, nessa ocasião, a descarga acontece também no sentido emocional e em todos os nossos chacras, afinal eles também entram em contato com a terra.
Não tem como negar, a Umbanda é um encanto, está cheia de fundamentos, significados, tradição e axé!
Eu acrescento dizendo que: quando bato cabeça na nossa tenda estou reverenciando todos os elementos que compõe o gongá.
Oi meu nome é Stefhany sou de Curitiba PR tenho 19 anos, fui pela primeira vez para conhecer mais sempre soube que eu tinha algo pois sentia que sempre quando estava a dando sozinha algo me acompanhava era minha entidade, caboclo não sei muito sobre isto, a partir do momento que entrei dentro para conhecer senti algo familiar como se eu ja fizesse parte comecei a chorar fui chamada na roda, não sei o nome direito pois estou conhecendo ainda mas a mãe veio até a mim, e me disse tudo que estava acontecendo em minha vida, desde quando eu cheguei minha entidade, caboclo estavam comigo e querendo se comunicar ela pegou em minha mão e erguei foi como se eu estivesse voando com os olhos fechados comecei a sentir puxada para baixo quando ela me disse tu choras não de tristeza mais sim por que está em casa, eles querem se comunicar, e me pediu para bater a cabeça 3 vezes para Iemanjá então me deitei e bati foi como se fosse tão natural para mim, e eu estava la pela primeira vez…….
Queria saber o que eu devo fazer ?
Quero me comunicar como ela disse que eles queriam …
Quero conhecer melhor pois gostei muito e estou me sentindo como parte pois foi algo diferente que aconteceu em minha vida …
Meu email: stefhanysabrina023@gmail.com
Muito obrigada …
Irmã,
Que bela iniciação.
Volte à casa onde foi recebida, pois lá estão seus laços espirituais.
Abraço fraterno
Saravá
devo crer tambem na biblia?
Devemos acreditar naquilo que nos convém. Vai de cada um.
Abraços fraternos
Resposta linda ❤
GOSTARIA MUITO DE ENTRAR EM CONTATO COM IVO DE CARVALHO POIS CONHECI O MESMO EM BAURU NA UMBANDA FEST EM 2008