Ainda sobre São Cosme e Damião


Hoje, no jornal Extra online, saiu a seguinte matéria sobre São Cosme e Damião e Ibeijada. Aparecemos na mídia. Que bom!

Matéria escrita pelo Candomblecista Pai Paulo de Oxalá.

Amanhã, 26 de setembro, é a data oficial pela Igreja Católica dos santos gêmeos, São Cosme e São Damião. Médicos caridosos, que viveram na Ásia Menor, ficaram conhecidos porque curavam pessoas, animais e ajudavam os pobres. Eles foram perseguidos e mortos por causa da fé. São Cosme e São Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Aqui no Brasil, a Igreja festeja São Cosme e Damião nos dias 26 e 27 de setembro motivada pela tradição popular derivada da Umbanda de festejar e distribuir doces no dia 27, em homenagem a Ibeijada (falange das crianças).

Pela tradição umbandista, a falange de Ibeijada é comandada por Xangô e Yansã, sendo sete crianças irmãs como entidades principais da falange: Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi.

Muitos candomblecistas festejam no dia 27 de setembro Ibéjì. Ibéjì pela tradição yorúbà rege o nascimento dos Èmi éjì (espíritos dos gêmeos) e seu culto está ligado a Òsun (Oxum), a protetora das crianças. A palavra Ibéjì é uma junção de Ibí = nascer e Éjì = dois, dupla (nascimento de dupla, gêmeos). Ainda segundo a tradição o primeiro gêmeo a nascer é chamado de Táiwò e o segundo Kéhìndé. Caso nasça um terceiro ele será chamado de Ìdòwú. No caso dos gêmeos, se um vir a falecer será feita a Àworan igi (estátua em madeira), que será carregada e cultuada pela mãe até a idade adulta do outro gêmeo sobrevivente que assumirá o cuidado e o culto a estátua.

Nas festas de Ibéjì aqui no Brasil é oferecido a Ibéjì o Ilá kiun que é o quiabo cortado em miúdo, temperado no dendê com cebola ralada, camarão seco e servido com pedaços de frango, que por influência dos povos bantos, passou a ser chamado de caruru. Por isso é comum chamar estas festas de “Caruru de Ibéjì”.

Portanto, sempre digo que tanto o caruru quanto os doces são homenagens feitas com amor e carinho motivadas pela fé e pelo entusiasmo em agradecimento por graças alcançadas.

Confira abaixo as festas a São Cosme Damião das Igrejas e as de Ibéjì e Ibeijada dos Terreiros:

Igrejas:

Paróquia de São Cosme e Damião do Andaraí, festas dias 26 e 27 de Setembro, com missas de hora em hora a partir das 6h, com procissão pelas ruas do Bairro. Rua Leopoldo 434 no Andaraí/RJ.

Paróquia de São Cosme e Damião em Anchieta. Festa dia 27, com Alvorada às 5h30 e missas de hora em hora até o horário da Procissão, 18h. Rua Adolfo Coelho 15, Anchieta/RJ.

Terreiros:

Festa de Ibeijada da CUCA- Centro de Umbanda de Aruanda, dia 27/09. Entrega de doces às 10h e Gira festiva às 15h. Rua Aiera 526, Vila Kosmos/RJ. Direção: Marilene Lima.

Festa de Ibeijada da Tenda Espirita Caboclo Flecheiro-TECAF, dia 27/09 às 10h. Rua Irene Bomboxé 77, Santissimo/RJ.

Festa de Ibeijada da CEUB-Congregação Espírita Umbandista Brasil, dia 27/09 às 15h. Rua Sampaio Ferraz 29, Estácio/RJ.

Gira em louvor a Ibeijada da Tenda Espirita Caboclo Sucuri, dia 27/09 às 16h. Rua Marte 685, Mesquita/RJ.

Festa de Erê no Centro Espirita Pai Joaquim das Almas e Caboclo Guiné, dia 27/09 às 16h. Rua Jurema 49, Campo Grande/RJ. Direção: Pai Adilson de Oxum.

Festa das Crianças com Pai Oswaldo Mutalê e Anderson de Kitembo, dia 27/09 às 17h. Estrada do Quafá 545, Santíssimo/RJ.

Festa das Crianças da Irmandade Luz de Aruanda com o Pai José Carlos de Oxum, dia 27/09 às 17h30. Rua Deputado Sá Rego L1, Q75, Vila São Luiz, Duque de Caxias/RJ.

Festa de Ibejada do Centro de Umbanda Casa Caboclo Pena Dourada do Babalorixá Carlos de Iansã, dia 28/09 às 13h. Rua Santo Expedito 64, Magalhães Bastos/RJ.

Salve Cosme e Damião!

Onípè Ibéjì!

Saravá Ibeijada!

Axé!

Fonte:http://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/pai-paulo-de-oxala/o-caruru-de-ibeji-os-doces-de-cosme-damiao-14041222.html

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s