Pesquisando sobre as guias (colares) usados dentro do ritual da Umbanda trago para reflexão e informação o texto de Yamunishiddha Arhapiagha, do seu livro Umbanda a proto síntese cósmica, que começa dizendo que as guias são os colares usados pelos Filhos de Fé nos rituais de Umbanda e exercem um efeito psicológico aqueles que delas faz uso.
As guias captam energia, formando campo magnético elétrico/magnéticos e gerando campos de forças atrativas ou repulsivas.Todos os elementos da guia têm suas funções específicas, mas só terão valor se passarem pelo ritual de imantação e ligação com as Entidades ou Orixás. As guias, embora tenham os fluídos básicos da Entidade ou do Orixá, são uma espécie de escudo para o médium, sendo que ele e somente ele é quem precisa do uso das guias e escudos, já que as Entidades ou orixás não têm necessidade nenhuma, portanto elas t~em a função de preservar o médium de possíveis correntes que são prontamente dissolvidas pelo efeito vibratório das pedras que as compõem, como também das correntes de metal, ou mesmo para facilitar a ligação do médium aos elementos vibratórios do corpo sideral (planeta, astro) que a Entidade Espiritual manipula. A guia bem imantada e ligada com sabedoria aos elementos certos, é verdadeiro escudo e arma conta certas correntes negativas.
Esse autor propõem uma separação das guias, mas na nossa casa não a usamos. Para que entendam melhor a função e o porquê do uso das guias na nossa tenda, apresentamos o link de três vídeos que trazem a fala do nosso dirigente, Ivo de Carvalho e no final da publicação as fotos de cada guia mencionada pelo dirigente.