Guias – os colares na Umbanda


Pesquisando sobre as guias (colares) usados dentro do ritual da Umbanda trago para reflexão e informação o texto de Yamunishiddha Arhapiagha, do seu livro Umbanda a proto síntese cósmica, que começa dizendo que as guias são os  colares usados pelos Filhos de Fé nos rituais de Umbanda e exercem um  efeito psicológico aqueles que delas faz uso.

As guias  captam energia, formando campo magnético elétrico/magnéticos e gerando campos de forças atrativas ou repulsivas.Todos os elementos da guia têm suas funções específicas, mas só terão valor se passarem pelo ritual de imantação e ligação com as Entidades ou Orixás. As guias, embora tenham os fluídos básicos da Entidade ou do Orixá, são uma espécie de escudo para o médium, sendo que ele e somente ele é quem precisa do uso das guias e escudos, já que as Entidades ou orixás não têm necessidade nenhuma, portanto elas t~em a função de preservar o médium de possíveis correntes que são prontamente dissolvidas pelo efeito vibratório das pedras que as compõem, como também das correntes de metal, ou mesmo para facilitar a ligação do médium aos elementos vibratórios do corpo sideral (planeta, astro) que a Entidade Espiritual manipula.   A guia bem imantada e ligada com sabedoria aos elementos certos, é verdadeiro escudo e arma conta certas correntes negativas.

Esse autor propõem uma separação das guias, mas na nossa casa não a usamos. Para que entendam melhor a função e o porquê do uso das guias na nossa tenda, apresentamos o link de três vídeos que trazem a fala do nosso dirigente, Ivo de Carvalho e no final da publicação as fotos de cada guia mencionada pelo dirigente. 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s