BABALORIXÁ OU IALORIXÁ
Carinhosamente Baba
Este é o mais alto grau hierárquico: é o chefe do terreiro que também pode ser denominado Diretor de culto. Aquele ou aquela que dirige o terreiro e que exerce toda a responsabilidade espiritual dentro dele. É o pai ou a mãe-de-santo responsável pela feitura dos médiuns, os filhos-de-santo.
Este chefe é denominado Babalorixá quando é homem e de Ialorixá quando é mulher.
Além de dirigir toda a parte espiritual, o chefe do terreiro tem muitas atribuições:
- preparar as imantações e as obrigações (feituras);
- cuidar dos assentamentos. Esta tarefa não pode ser delegada aos filhos-de-santo, pois como os assentamentos são propriedade do chefe do terreiro, estão sob sua responsabilidade;
- prepara os seus médiuns. Compete a ele determinar toda a diretriz espiritual, não só do desenvolvimento (no qual é ele quem ministra a parte teórica), como também das giras públicas,
- identificar, selecionar, orientar, testar os médiuns e colocá-los dentro da função de trabalho;
- realizar cerimônia como batizados, casamentos, funerais, etc.
Não deve ser confundido com Babalaô que é aquele que detém o segredo do Culto de Ifá* e a permissão de abri-lo.
* Ifá – nome do oráculo africana que segue um sistema adivinhação que se originou entre os Yorubas, na Nigégia. É porta voz de Orunmilá e dos outros Orixás.
MÃE OU PAI PEQUENO
É a categoria que vem logo abaixo do babalorixá ou da Ialorixá; é quem substitui o chefe do terreiro quando necessário, como chefe de gira e na apresentação da parte teórica do desenvolvimento dos médiúns. Portanto, a Mãe ou Pai Pequeno é responsável pela continuidade do Terreiro, sempre dentro dos mesmos moldes praticados pela sua Mãe ou Pai Espiritual. Para tanto já deve ter feito todas as obrigações e estar preparado para assumir o Terreiro a qualquer momento.