Bori não existe na “nossa Umbanda”


Respondendo uma inquietação de um leitor do nosso blog,  respondo:

Primeiro chamo de “nossa Umbanda” a T.E.Pai Mané de Aruanda.

Desconheço a realização do bori na Umbanda, pelo menos no culto que se pratica na nossa casa, o que não quer dizer que outras casas não o adotem, imagino as que são traçadas com o Candomblé.

Dentro da Umbanda existem outras formas de equilibrar a matéria com o espírito. Realizamos uma imantação de equilíbrio de chacras quando percebemos que o médium e até mesmo um consulente necessita.

Na Umbanda cumprimos várias etapas dentro do nosso processo de ascensão hierárquica até chegarmos ao patamar maior que é a “feitura”, a qual designamos de COROA, onde um médium se torna um Babalorixá (masculino) ou uma Ialorixá (feminino). A partir dai o médium é considerado coroado.

Anúncios

4 comentários em “Bori não existe na “nossa Umbanda”

  1. Boa tarde, senhores.
    Sou ogan em um terreiro de Umbanda Omolocô, localizado em Jacarepaguá. Sinceramente, nunca entendi o objetivo da realização de bori pelos médiuns a cada 03 ou 04 anos. Que seja realizado uma única vez, sob o argumento da iniciação, de batizado etc, tudo bem, pode ser considerado ritual tradicional. Mas daí a ser praticado sempre, renovado a cada 04 anos em média…com franqueza, não entendo…devo ser muito atrasado por não vislumbrar a necessidade disso.
    Desculpem o desabafo.
    Cordialmente,
    Eduardo.

    • Irmão na fé Eduardo,

      Na nossa casa não fazemos essa prática, a mudança de nível até chegar ao maior que a feitura de Coroa, na nossa casa se dá de maneira diferente. fazemos o obi uma única vez. Mas cada casa é de um jeito e tem seus preceitos.
      Não precisa se desculpar pelo desabafo, precismos muitas vezes compartilhar nossas angustias, sempre que quiser nos escreva.
      Saravá Umbanda!
      Umbanda Saravá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s