Diva Porto Magalhães


 

Estrela de David - Simbolo da Tenda Espírita Estrela do Oriente

Estrela de David - Simbolo da Tenda Espírita Estrela do Oriente

 

Hoje, dia de São João, se estivesse viva, comemoraríamos o  aniversário da Mãe Diva.

A T.E. Pai Mané de Aruanda presta uma homenagem e publica um texto escrito pelo Babalorixá Ângelo D’Ogum que fala da nossa mãe com propriedade. Uma belo texto sobre a Diva da Umbanda.

Diva, a estrela do oriente

Personifico como uma formosura que lembra-me de um querubim; um anjo resplandecente gerador de suprema inspiração para minha alma poeta. Também associo-a ao rosto sorridente da criança da paisagem caminhando pela estrada campestre, florida e orvalhada com o rocio do amanhecer de primavera recém chegada. Igualmente é uma criatura singela, carismática e bela, que exalta a fé e a caridade, segundo qualifica como um dever cristão, uma missão sacerdotal. Senhora de ações enérgicas, em cujas mãos manipula forças sensitivas e, na mente, energias curadoras de enfermidades. Tem candura na voz expressada nos atos factuados, transmitindo a todos  que dela se aproximam, força moral  e equidade inerentes à sua personalidade de mãe, avó e bisavó. Refiro-me à Diva, nome recebido na pia batismal e que, ante o altar de Maria Santíssima recebeu Franklin Magalhães como esposo e com ele viveu até o final da vida daquele homem religioso. Mãe Diva Porto Magalhães, praticamente religiosa desde os 18 anos, completou 86 e no almoço, relembrou-me o dia em que fora levada pelo noivo Franklin ao kadercismo, iniciando sua religiosidade. Falou-me da fundação da Tenda Espírita Estrela do Oriente, em Vila Mariópolis, onde um contingente de umbandistas professam a fé voltada para a espiritualidade, à luz de absoluta seriedade. A Senhora Mãe traduz o amor, a compaixão, a caridade despojada de artifícios velados, a valorização ao sagrado lema da bandeira sustentada a olhos visto, sem resquícios de ostentação e vaidade. É uma Diva, literalmente falando.

 Reverencio a sua pessoa como uma Cinda Exemplar, entre as poucas antigas senhoras devotadas à Lei da Umbanda. E, atestando o seu excelente caráter, ouso dizer a todos que lerem este texto: Diva Porto Magalhães é o maior expoente vivo de dignidade, moral e devoção a sua crença – a Umbanda pé-no-chão.

Sarará Umbanda! Salve Oxum!

 

Estrela de David - Simbolo da Tenda Espírita Estrela do Oriente

Estrela de David - Simbolo da Tenda Espírita Estrela do Oriente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s